Logistica Reversa: O que é?
A logística reversa é o processo de planejar, implementar e controlar de forma eficiente o fluxo de retorno de produtos, materiais ou resíduos do ponto de consumo ou descarte até o ponto de origem ou outro local de processamento. O objetivo pode ser o reaproveitamento, a reciclagem, o descarte adequado ou a reutilização de materiais, contribuindo para a economia circular e a sustentabilidade ambiental.
Este conceito é amplamente aplicado em diferentes áreas, como:
Devolução de produtos: Quando os consumidores devolvem produtos por defeitos, arrependimento de compra ou outros motivos. A logística reversa é utilizada para instalar e, eventualmente, reparar ou revender os produtos.
Reciclagem de materiais: Recolher embalagens, resíduos eletrônicos, baterias, ou outros materiais para reciclagem, redução ou impacto ambiental.
Reutilização de recursos: As empresas podem instalar produtos antigos para desmontá-los e reaproveitar componentes em novos itens.
Descarte adequado: No caso de resíduos perigosos, como produtos químicos ou eletrônicos, a logística reversa garante que esses materiais tratados sejam de forma a minimizar os danos ambientais.
Etapas da logística reversa:
- Classificação dos materiais
- Desmontagem dos produtos reutilizáveis
- Processamento dos materiais
- Distribuição dos materiais processados
- Disposição final dos resíduos
- Coleta dos produtos ou resíduos
No Brasil, a legislação incentiva ou exige a adoção da logística reversa em setores específicos, como embalagens, eletroeletrônicos e pneus. Este processo tem benefícios econômicos e ambientais, como a redução de custos com materiais-primas e a mitigação de danos ao meio ambiente.
by Valdinéia Carvalho
Comentários
Postar um comentário